Publicidade & Cidadania

Publicidade x Crianças

Posted on: 9 de junho de 2010

A publicidade tem um grande impacto no desenvolvimento infantil.

Diversos estudos na área da comunicação, são dedicados ao impacto que a publicidade causa nas crianças. É um público  altamente influenciável e se tornou o alvo predileto das empresas que investem cada vez mais em publicidade e ações voltadas para crianças.

Estudos mostram que as crianças e adolescentes passam grande parte do tempo em frente à TV, assistindo diversos programas, onde os mesmos, muitas vezes não se enquadram na classificação indicada para a idade deles.

Além disso, os programas infantis estão repletos de apelos sexuais que apresentam tipos de comportamentos e “estilos de vida” que não condizem com o desenvolvimento desta fase. Tudo o que é visto na Tv é absorvido e embutido no comportamento.

Um exemplo a ser citado sobre o apelo sexual na mídia para as crianças é o grupo É O TCHAN! Todos se lembram do grupo de axé que fez muito sucesso com suas danças sensuais e que faziam todos imitarem, inclusive as crianças. E isso eu posso dizer de carteirinha, pois eu fui uma delas. Dançar na “boquinha da garrafa” era uma mera dança com a qual nos divertíamos, mas ainda sim, com 10 anos, já sabíamos o significado do que a música dizia, pois a dança falava por si só.

As crianças são alvo fácil, pois atraídas pelo apelo comercial na mídia, ela será influenciada e pedirá para os pais aquele brinquedo, aquele biscoito que ela viu no comercial ou no programa infantil em que seu ídolo saboreou.

Muitos pais são contra as propagandas para o público infantil. Um livro maravilhoso que aborda bem o tema da publicidade em relação ao consumidor é PUBLICIDADE X CONSUMIDOR de Giano Giacomini Filho. Há uma parte do livro dedicada ao imacto sofrido pelas crianças e como elas são manipuladas através das propagandas. Apresenta dados e pesquisas sobre assunto de forma clara e interessante para o leitor.

A mídia é importante para o desenvolvimento de qualquer indivíduo, pois necessitamos de informação. O problema é quando o fator COMERCIAL se sobrepõe à cidadania.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Criado-mudo

%d blogueiros gostam disto: