Publicidade & Cidadania

A globalização e sua relação com a publicidade

Posted on: 16 de junho de 2010

Por Dênis de Moraes

“A publicidade contemporânea fomenta uma mentalidade consumista fortemente orientada para a disseminação de um vasto leque de idéias e bens em gigantescas bases mercadológicas. Os produtos e as marcas de ponta passam a ser aqueles assimilados pelo sistema mundial, relativizando-se a antiga noção de território como fator de unidade geocultural. Os conteúdos das campanhas publicitárias globalizam signos sociais e referências culturais, estimulando a formação de uma memória coletiva traçada e reconhecível em estilos de vida desterritorializados, e não mais em especificidades históricas. Por conseguinte, as dinâmicas do consumo assumem a hegemonia na gestão dos espaços sociais, acima de limites geográficos, raças, classes sociais, religiões e laços comunitários. As sociedades passam a ser guiadas pela astúcia do marketing e dos planejamentos de longo alcance — ambos possuídos pela fixação de manter o capital em rotação e rentabilizá-lo ao máximo.

A maximização de lucros norteia-se por pressupostos semelhantes aos dos impérios de informação e entretenimento: descentralização das áreas operacionais; reengenharias para incremento de produtividade; absorção e implementação de novas tecnologias; acordos e parcerias através dos quais se mesclam estoques de munição financeira e know-how tecnológico que nenhuma firma, isoladamente, teria condições de mobilizar e garantir. E com a vantagem de diluir os aportes financeiros entre os participantes e, por extensão, as margens de riscos. Trata-se, assim, de uma reconcentração de capital em empreendimentos e campanhas de longo alcance geográfico, com expectativa de polpudos retornos em função da economia de escala e do progressivo alinhamento das contas dos clientes multinacionais em agências globais.”

Com base nestas infrmações, podemos concluir que a globalização impactou as sociedades e culturas do mundo inteiro. Foi muito bom para o crescimento intelectual e cultural, mas aos mesmo tempo, nossa sociedade esteve e está muito exposta às culturas que de certa forma impõem o seu estilo de vida que influenciam fortemente o comportaento da nossa nação.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Criado-mudo

%d blogueiros gostam disto: